Catarina
Rodrigues estava farta de brinquedos produzidos em série. Procurava sempre
originalidade e um lado lúdico nos produtos que comprava para o seu filho.
Durante alguns anos, teve a sorte de trabalhar na loja Imaginarium, em
Santarém, que acabou por encerrar em 2012. Entretanto, “entre o meu núcleo de
amigos há 25 crianças, desde filhos, sobrinhos, e por aí fora. Todos os meses,
celebramos um aniversário”, ri-se. “E no grupo sentíamos que havia uma lacuna
na cidade quando chegava a hora de comprar um presente. Tirando as grandes
cadeias de supermercados, nada havia como alternativa”, recorda. Assim, após
sair da loja de brinquedos, decidiu abrir o sei negócio. Juntamente com a ajuda
do marido, Catarina fundou a Catavento, situada em pleno histórico de Santarém,
mas que disponibiliza serviço de venda on line.
Inaugurada
a 31 de maio de 2013, o espaço pretende oferecer um serviço personalizado,
simpatia e aconselhamento e, claro, brinquedos de qualidade. “A minha grande
ambição”, esclarece, “é fomentar uma cultura de família e união que, creio,
está muito desenraizada da sociedade atual. É muito mais fácil comprar um
tablet e deixar a criança brincar no sofá, do que investir 15 minutos que sejam
a participar com os nossos filhos num jogo de tabuleiro”, exemplifica. “Por
isso, os meus brinquedos, além de serem a maioria fabricados com materiais
renováveis, pretendem estabelecer maiores laços entre os adultos e os mais
novos”, como os puzzles, conjuntos de tabuleiro, jogos de perícia e estratégia,
entre outros. É claro que na Catavento também há bonecas de trapos, miniaturas,
super heróis entre outros. “Praticamente todas as marcas que comercializamos
não passam na televisão. Queremos ser inovadores, proporcionando
experiências pedagógicas alternativas, seja apelando ao conteúdo de um livro, à
ilustração de um puzzle ou ao design de um jogo”, explica. No mundo encantado
da Catavento, os brinquedos promovem a agilidade, o pensamento lógico e a
criatividade. E tentam ao máximo ser originais. Um dos produtos, por exemplo, é
um cavalinho de madeira branco que depois pode ser personalizado com a sua cor
preferida!
Catarina Rodrigues, formada em Marketing e
Consumo, acredita no poder da brincadeira. “A infância é uma fase extremamente
importante da vida. É a brincar que a criança desenvolve capacidades como a
memória, a concentração, a imitação e a imaginação”. Ela própria vai buscar ao
seu passado a sua experiência de vida. “Quando era pequenina, adorava estar com
os meus pais e lembro-me da interação que havia em casa. Para mim, aquilo era
muito importante. E apesar de ambos terem profissões extenuantes, nunca
prescindiram de estar comigo”. E hoje, além de incutir essa educação no filho
de nove anos de idade, pretende passar essa mensagem ao público. “Há estudos
que o provam: basta um quarto de hora por dia, junto dos nossos filhos, a
brincar, a conversar, para que eles cresçam mais saudáveis”, defende. E para
dar uma ajuda, aqui ficam algumas ofertas da Catarina para os leitores do
‘conta-me histórias’: um flipper portátil da Vilac e um jogo de damas magnético, da
‘The Purple Cow’. Os primeiros a enviarem um email, com nome, morada, numero de
contribuinte, morada e contacto telefónico, recebem automaticamente um destes presente.
Feliz dia da criança!
Catarina Rodrigues was tired of series-produced toys. She always looked
for originality in products she bought for her nine years old child. For some
years, she had the good fortune to work in the Imaginarium shop, in Santarém,
which eventually shut down in 2012. But, "between my core friends there
are 25 children, nephews, sons and daughters, and so on. Every month, we
celebrate a birthday", she laughs. "And in the group we always felt
there was a gap in the city when it came the time to buy a gift. Besides the
large supermarket chains, there was no healthy alternative", she recalls.
So, after leaving the toy store, she decided to open her own business. Along
with her husband's, Catarina founded Catavento (pinwheel), located in the
middle of Santarém’s historic center, although there is online service.
Inaugurated on May 31, 2013, the space aims to provide personalized
service, friendliness, advice and, of course, quality toys. "My great
ambition," she explains to me, "is to foster a family culture and
unity between parents and kids which I believe is very rootless nowadays. It is
much easier to buy a tablet and let the child play on the couch, than investing
15 minutes and participate with our children in a board game" she exemplifies.
"So, my toys are most made of them made from renewable materials and they intend
to establish closer ties between the adults and the younger", like
puzzles, board sets, games of skill and strategy, among others. Of course, there
are rag dolls, miniatures, super heroes and others. "Virtually, all brands
we sell do not go on television. We want to be innovative, providing
alternative educational experience, appealing to the contents of a book, the
illustration of a puzzle or the design of a game", she adds. In the
enchanted world of Catavento, the toys promote agility, logical thinking
and creativity. And they try to be the most original. One of the products, for
example, is a white wooden rocking horse that can then be customized with your
favorite color!
Catarina Rodrigues, graduated in Marketing and Consumption, believes in
the power play. "Childhood is an extremely important stage of life. It is during
play game that children develop skills such as memory, concentration, imitation
and imagination". She herself speaks about her past as a great life
experience. "When I was little, I loved being with my parents and I remember
the interaction that exited at home. For me, it was very important. And
although both parents and strenuous professions, they never renounced being
with me". And today, in addition to instill that education her son, she
dedicates her life passing the same message to the public. "There are
studies that prove: just fifteen minutes a day, with our children, playing,
talking, makes them growing healthier", she argues.
And to help you understand all this, she offers some presents to my
readers: a portable pinball game, from Vilac, and a set of magnetic games from
'The Purple Cow'. The first to send an email with name, address, taxpayer
number, address and telephone number, automatically receives these present.
Happy Children's Day!
Sem comentários :
Enviar um comentário