Image Map

Castigar pode ter um efeito perverso

Punishing our children can have a perverse effect


“Mas porque é que ele é assim?” Esta é, talvez, uma das perguntas mais frequentes quando ralhamos com os nossos filhos. Porque se deitou no chão a chorar; fez uma birra de sono; ficou com cara de caso; bateu num colega sem razão aparente; e por aí fora. O problema é sempre complexo e tem raízes profundas: a escola onde anda, os amigos que tem, o que vê na televisão, o que ouve na rua, a educação dos pais, claro, e, sobretudo, o que se passa no cérebro da criança. O progresso científico nas neurociências está a desvendar alguns dos segredos da mente humana e as descobertas podem ser uma preciosa ajuda na hora de determinar qual o melhor passo a dar. Há cada vez mais investigadores a dar pistas e livros que ajudam a encontrar respostas. “O Que se Passa na Cabeça do Meu Filho?”,da autoria de Cristina Valente, é uma dessas ferramentas que aqui aconselho. Como o próprio subtítulo refere, este é um guia para entender os comportamentos de oposição, decifrar silêncios e aprender a comunicar com jovens. “Os adultos precisam de perceber que há competências cognitivas ausentes nos mais novos. A visão de um pai para uma determinada situação é completamente diferente da de um filho ou filha”, explicou-me a psicóloga numa entrevista que me concedeu recentemente. A principal mensagem é deixar de lado os castigos e as ideias preconcebidas. “Educar com base nos castigos e nas recompensas é perverso. Ele pressupõe uma supervisão constante e ao fazê-lo estamos a criar um ‘animal treinado’. Se quero educar um ser livre não posso dizer que há algo externo a avaliar o seu desempenho”, avisou. “O dia tem 24 horas e dentro dele cabem inúmeros eventos, positivos e negativos, e, na maioria das vezes, focamo-nos nas borradas que eles fazem. Ora, no futuro, se ele ou ela quiser chamar a atenção sabe que ao cometer o mesmo erro, poderá ser o centro das atenções”, advertiu. Numa esplanada, em Oeiras, com o sol a bater-lhe no rosto, Cristina Valente sorri e aponta o caminho. “Se ele ou ela recebeu uma negativa numa disciplina, pode-se relativizar e dizer: ‘ok, tiveste uma má nota mas ao menos divertes-te com os teus amigos? És feliz na escola? Achas que consegues melhorar?’ é uma forma de olhar para o problema, de um prisma diferente”. E o primeiro passo, disse-me ela, é falar sempre depois do evento. “Elas só apreendem a mensagem quando as conseguimos acalmar. Depois, em vez de ralhar é preciso usar poucas palavras e explicar as consequências dos seus atos. Isso tem melhor resultado a longo prazo”, garantiu-me. O curioso do livro é que, feitas as contas, concluiu-se que é na cabeça dos pais que está o problema. “Por exemplo, estamos numa esplanada com amigos e os filhos estão ao nosso lado e queixamo-nos que não temos dinheiro para nada. Ele vai assumir aquela mensagem de uma forma literal e presumir que a família nem um cêntimo tem! É preciso ter cuidado com aquilo que transmitimos. Porque é esta discrepância entre os cérebros dos adultos e das crianças que explica as nossas guerras e angústias no dia a dia”, advertiu Cristina Valente. E ela tem imensa razão! Eu acredito que precisamos de mudar a forma como educamos os mais novos. Cometemos erros, muitas vezes, inconscientemente. O mundo está a mudar à velocidade da luz! O cérebro é o resultado de uma adaptação de milhões de anos, de tempos em que não existiam o facebook, a internet, a televisão, os jogos de computador, entre outros. Por isso, acho que perante uma sociedade em transformação constante é importante respirar fundo, pensar e só depois agir. E para ajudar a raciocinar está aqui este livro da Cristina Valente. Ufa! Haja alguém que ajude, certo?

"But why is he this way?" This is perhaps one of the most frequently asked questions when we scold our children. When they lay on the floor crying; when they make an annoyed face; when they hit a colleague for no apparent reason; and so on. The problem is always complex and has deep roots: the school, friends, television, what they hear on the street, the parent’s education, of course, and, above all, what is happening in their brain. Scientific progress in the neurosciences is unraveling some of the secrets of the human mind and the findings could be a valuable aid in determining what the best step to take. More and more researchers are providing clues and writing books that help us to find answers. "What's Up in the Head of My Son?", written by CristinaValente, it is one of those tools that I recommend. As the subtitle states, this is a guide to understand the oppositional behavior, decipher silences and learn to communicate with young people. "Adults need to realize that there are cognitive skills absent in younger folks. The view of a parent for a particular situation is completely different from a son or daughter", the psychologist explained me in an interview she gave me recently. The main message is to set aside the judgments and preconceived ideas. "The concept of education based on punishments and rewards is perverse. It assumes a constant supervision and in doing so we are creating a 'trained animal'. If you want to educate a free being we cannot say that there is something external to evaluate their performance", she warned. "The day has 24 hours and within it fits numerous events, both positive and negative, and, most often, we focus on the bad ones. But in the future, if he or she wants to draw attention they know that in making the same mistake they can be the center of show", she warns me. In a terrace, in Oeiras, with the sun on her face, Cristina Valente smiles and points the way. "If he or she received a negative grade at school, one can relativize and say, 'OK, you've had a bad note but at least did you had fun at school and with your friends? Are you happy at school? Do you think you can improve?' This is a way of looking at the problem from a different perspective", she advised. And the first step, she told me, is always talk after the event. "They only perceive the message after we can calm down. Then, instead of scolding, you need to use a few words and explain the consequences of their actions. This has better long-term outcome", Cristina believes. The curious about the book is that, one can conclude that it is in parents minds where’s the problem. "For example, we are on a café with friends and our children on our side and we complain that we do not have money for anything. They will take that message in a literal way and assume that the family has not a single cent! One must be careful with what we transmit. This discrepancy between the brains of adults and children explains our wars and anguish on our every day life’s", Cristina Valente said. And she has huge point! I believe we need to change how we educate the younger generation. We make mistakes, often unconsciously. The world is changing at great pace! The brain is the result of an adaptation of millions of years, when there were no facebook, internet, television, computer games, among others. So I think before a society in constant transformation it is important to take a deep breath, think and then act. And to help our thoughts here is Cristina Valentes book. Phew! Hopefully there’s someone to ask for help, right?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © Conta-me Histórias